Entenda o caso Maaßen

No dia 19/09, quarta-feira, o noticiário alemão girou em torno do afastamento do então presidente da Agência de Inteligência Federal da Alemanha (Bundesamt für Verfassungsschutz, BfV), Hans-Georg Maaßen. O afastamento ocorreu após declarações polêmicas sobre um vídeo no qual um grupo de agressores aparece perseguindo imigrantes, em Chemnitz, o que ele classificou como não sendo confiáveis e disse que não havia “caçada” aos imigrantes. Tais declarações provocaram um enorme desconforto no governo que, após reuniões, decidiu afastá-lo do cargo. O vídeo, do qual o Maaßen duvida, foi analisado por especialistas e eles atestaram a sua veracidade, como é mostrado na matéria do programa Zapp, da emissora alemã ARD (vídeo abaixo, em alemão). Isso deixou a situação do ex-presidente do BfV ainda pior.

No entanto, após reuniões dos líderes do governo, “die große Koalition” (a “grande coalizão” formada por CDU e CSU, “die Union”, com o SPD), Maaßen ganhou o cargo de Staatssekretär (Secretário de Estado) no Innenministerium (Ministério do Interior), órgão que cuida da segurança interna da Alemanha. Sim, você não entendeu errado. Ele acabou sendo promovido, no fim das contas, para um cargo cujo salário é ainda maior do que ele recebia anteriormente. A chanceler Angela Merkel (CDU) não chegou a um consenso com Andrea Nahles (presidente do SPD) e Horst Seehofer (ministro do interior e presidente do CSU) sobre a exoneração de Maaßen. No fim, decidiu-se pelo seu afastanento no BfV e a sua entrada no Innenministerium.

Reação na Internet

IMG_20180919_160535_662

Obviamente, a internet não iria deixar tudo isso passar dessa forma. Desde que a decisão foi tomada, houve uma verdadeira chuva de memes sobre o caso. Esse é um deles: “Hans-Georg Maaßen ist wie ein Betrunkener im Bus. Tritt alle auf die Füße, wird aber trotzdem befördert.” Em português: “Hans-Georg Maaßen é como um bêbado no ônibus. Pisa nos pés de todo mundo e ainda é transportado.” Aqui há um ótimo trocadilho em alemão. O verbo “befördern” no contexto dos meios de transporte, significa “transportar/levar”; no meio corporativo, significa “ser promovido”.

Desfecho

Depois de toda a repercussão negativa sobre a promoção do ex-presidente do BfV, Merkel se reuniu novamente com os membros da “GroKo”, e eles voltaram atrás na decisão de promover Maaßen a Secretário de Estado, mas o deram o cargo de “Sonderberater”, conselheiro especial, no Ministério Federal do Interior, que se enquadra na sua faixa salarial atual, como anunciou Seehofer, no último domingo (vídeo abaixo do Tagesschau, noticiário diário da ARD). Ele será responsável pela negociação de acordo de repatriação no âmbito internacional.

 

Vocabulário/Wortschatz:

  1. Ablösung, -e: afastamento;
  2. Ablösen (v): afastar;
  3. Befördern (v): transportar; ser promovido;
  4. Beförderung, -e: transporte; promoção;
  5. Belastbar (adj): confiável;
  6. Besoldungsgruppe, -e: Faixa salarial para funcionários públicos.
  7. Bundesamt für Verfassungsschutz, -s: Agência de Inteligência Nacional (Proteção à Constituição);
  8. Bundesinnenministerium, -s: Ministério Federal do Interior;
  9. CDU, -e: die Christlich Demokratische Union Deutschlands, União Democrata-Cristã da Alemanha;
  10. CSU, -e: die Christlich-Soziale Union, União Social-Cristã;
  11. Große Koalition, -e: Grande Coalizão (CDU, CSU e SPD);
  12. Hetzjagd, -e: caçada;
  13. Regierung, -e: governo;
  14. Sonderberater, -r: conselheiro especial;
  15. SPD, -e: die Sozialdemokratische Partei Deutschlands, Partido Social-democrata da Alemanha;
  16. Union, -e: aliança entre os partidos CDU e CSU, que formam a base do governo atualmente.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s